Trekking na Patagônia

Bibliografia e videografia

Livros

As Mais Belas Trilhas da Patagônia

Fares Ricardo (Autor)

O livro As Mais Belas Trilhas da Patagônia apresenta os oito destinos mais incríveis dos Andes patagônicos, com destaque para a fauna, flora e, claro, as paisagens desse lugar que é o sonho de todo montanhista. Nas suas 140 páginas, as 150 fotos cuidadosamente feitas e selecionadas pelo fotógrafo Ricardo Feres vão, sem dúvida, inspirar aqueles que pretendem explorar as trilhas da Patagônia ou servir de lembrança para quem já teve a felicidade de conhecer a região mais bela e selvagem da América do Sul. As 10 trilhas estão distribuídas nesses oito lugares: Bariloche, Cerro Castillo, Dientes de Navarino, El Chaltén, Parque Patagonia, Parque Villarrica, Torres del Paine e Ushuaia.

 

TREKKING EL CHALTÉN

Autor: Guilherme Cavallari

El Chaltén foi escolhida como “capital argentina do trekking” e é a porta de entrada para o Parque Nacional Los Glaciales, em uma região na Patagônia ainda em disputa territorial entre Chile e Argentina. Seu maior atrativo natural é o Monte FirzRoy (3.405 m), batizado em homenagem ao capitão da embarcação HMS Beagle, que, acompanhado de Charles Darwin, avistou o maciço rochoso depois de seguir o curso do Rio Santa Cruz desde o litoral do Oceano Atlântico. O segundo maior atrativo natural da região é o Cerro Torre (3.102 m), considerado por décadas como “a escalada mais difícil do mundo”. O objetivo do capítulo Trekking El Chaltén no Guia de Trilhas Trekking (Vol. 2) era organizar e apresentar um circuito completo que ligasse, em trechos de caminhada, todas as principais atrações naturais da região sem precisar voltar para dormir na cidade todas as noites. O roteiro ficou sensacional, com cinco dias sugeridos de trekking, quatro acampamentos, quilometragem diária bastante equilibrada e enorme diversidade de terrenos e paisagens visitadas. Um circuito bastante atraente e completo, acessível a trekkers de qualquer nível de experiência com boa disposição física.

 

Filmes

1 – FAROL DAS ORCAS (2016)

O filme é baseado em uma história real, inspirado no livro “Agustín Coração Aberto”, escrito por Roberto Bubas. Conta a experiência vivida por ele, ao ser procurado pela mãe de um menino com diagnóstico de autismo, ao perceber que o filho havia demonstrado uma reação positiva ao assistir a um documentário sobre a relação de Roberto com as orcas. O filme se passa na Península Valdés, na Patagônia Argentina, onde Roberto desenvolveu um trabalho de proteção à fauna e flora local. Uma história que desperta envolvimento, além de encantar os olhos com as belezas das paisagens. Eu amei! Direção: Gerardo Olivares. Nota no IMDb: 6,9. Biografia/Drama/ Romance. Disponível na Netflix.